o

Amigos no Facebook

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Jeans nunca sai de moda

Tendência vai, tendência vem e o famoso jeans sempre está em alta. O crédito da invenção do jeans é de Levi Strauss. Há mais de 150 anos Levi Strauss e a família se mudaram para São Francisco na Califórnia, pois achava que o seu negocio iria melhorar por conta da corrida do ouro que acontecia. Com o intuito de melhorar as roupas daqueles que trabalhavam nas minas Levi e o alfaiate Jacob patentearam a idéia de que era simplesmente torná-las mais resistentes, o que deu certo. Ao realizar uma experiência, Levi Strauss confeccionou algumas peças reforçadas com a lona que possuía, disponibilizou-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Devido à alta resistência das peças, as mesmas não se estragavam com facilidade e proporcionavam uma durabilidade muito maior. Na década de 50 as pessoas usavam e queriam o jeans freqüentemente. Assim, outras fabricas foram surgindo e começaram a produzir jeans com outros nomes, cada marca tinha seu corte, era o que diferenciava.
Calvin Klein foi o primeiro estilista a colocar o jeans na passarela na década de 70. Esta atitude causou muita polêmica e foi logo seguida pelos demais estilistas e o conhecido jeanswear definitivamente conquistou seu espaço no mundo.
Independentemente da classe social, raça, religião, o jeans é unanimidade! Está presente no guarda roupa de todos desde as crianças até idosos. O jeans já vestiu mineiros, cowboys, rebeldes dos anos 50, hippies, rockers, rappers, entre outros, definindo o estilo de vida de todas as décadas do século passado.Considerado um dos objetos de moda mais democráticos, hoje, o jeans de marcas prestigiadas chega a preços exorbitantes, fazendo parte de numa nova categoria: a do jeans de luxo. Mas há jeans não só para todos os gostos como para todos os bolsos. Uma calça da Diesel pode custar até R$ 1.500,00, por exemplo. Marcas como Levis, Iodice, Zoomp e Forum estão na faixa de R$ 350,00. E claro, em lojas populares encontramos valores mais acessíveis.