terça-feira, 25 de junho de 2013
Meu PC reinicia sozinho. E agora?
Para respondermos essa questão vamos dar duas possíveis causas, para explicar a primeira vou lhe fazer uma perguntinha: Quando foi a última vez que você limpou seu computador? Ahh, faz 1 ano mais ou menos. Ok, encontramos a primeira possível causa do problema. Como todos nós sabemos o computador tem um processador, esses mesmo ao ser utilizado gera calor devido a corrente elétrica que passa por ele e também devido o deslocamento de elétrons para que haja o processamento, para amenizar esse calor é utilizado uma peça fundamental do PC chamado dissipador de calor, cujo qual tem a função de eliminar o calor que vem do processador e mantê-lo "frio", mas para melhorar essa capacidade de resfriamento existe a pasta térmica que é uma pasta colocada entre o processador e o dissipador de calor e essa pode ser uma das causas do nosso problema.
Acontece que com o passar do tempo de uso e o uso diário constante essa pasta que ajuda a transferir todo o calor do processador para o dissipador acaba se desgastando e vira uma espécie de "massa" endurecida e com isso ela acaba fazendo o efeito contrário e retém muito calor evitando o resfriamento do processador. Tá, e o que isso tem haver com o PC reiniciando? Simples. Algumas placas mãe tem uma configuração que evita que o processador queime e danifique a placa mãe, isso ocorre porque na configuração está o limite máximo de temperatura que o processador deve alcançar, ao ultrapassar esse nível ela reinicia sozinha para evitar danos maiores, por isso sempre que atinge uma certa temperatura seu PC reinicia do nada.
Então qual a solução? A solução é: Primeiramente, procure uma técnico competente caso não saiba "mexer" com hardware, caso contrário faça você mesmo, faça uma boa limpeza, tire toda a poeira, teias de aranha e sujeira que tiver no interior do PC, uma boa dica para fazer isso de forma rápida é utilizar um secador de cabelos - mas tem que ser de um certo modelo que dá a opção de desligar o ar quente, pois esse ar quente pode danificar a placa - ou um ventilador bem forte, após ter feito essa limpeza geral está na hora de trocar a pasta térmica, utilize uma flanela ou um pedaço de pano para tirar a pasta ressecada - ao tirar a pasta do processador é recomendável descarregar parte da energia estática do corpo segurando em alguma metal que esteja ligado ao solo ou que possua algum tipo de aterramento - depois faça o mesmo para tirar do processador primeiro tirando ele do soquete, segurando ele pelas laterais e evitando pegar nos contatos embaixo do processador, após ter tirado toda a pasta térmica coloque o processador de volta no lugar, trave-o no soquete e passe a pasta térmica em pouca quantidade e fazendo movimentos circulares, faça o mesmo com o dissipador de calor, encaixe-o na placa mãe, ligue-o no contato correto e faça o teste.
Uma boa dica é você levar até a Infovan Informática; pois lá seu computador terá um tratamento de primeira e você não vai ter esse trabalho todo em resolver por conta própria.